Nascido no Rio de Janeiro, Stefan Kelber passou por uma educação musical diversificada. Iniciou seus estudos de violino aos 7 anos de idade, primeiramente no Rio de Janeiro com o Prof. José Alves da Silva e a partir 1995, continuou os estudos na Escola Superior de Música de Colônia, departamento de Wuppertal, com o Prof. Johnannes Prelle . Isto foi seguido pelos estudos pedagógicos de música com o Prof. Karl-Heinz Zarius. Em 2004 iniciou seus estudos de viola com Susanne Scholz na Escola Superior de Música de Colônia, departamento de Wuppertal, formando-se em 2006 com a nota máxima. Em paralelo, Stefan Kelber estudou regência com Frank Doolan, GMD Stefan Fraas, o Prof. Andreas Weiss (Karlsruhe), Lothar Seyfarth (Weimar) e Prof. Manfred Fabricius (Berlin).


Antes de Stefan Kelber ser chamado pela escola de música " Paul Hindemith " Neukölln como Chefe do Departamento de Cordas e Chefe de Trabalho Orquestral, ele foi maestro, solista, membro e convidado de vários grupos, incluindo a Orquestra Jovem do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Junges Philharmonisches Orchester Wuppertal, a Philharmonie Südwestfalen, a Südwestdeutsche Philharmonie Konstanz, a Bayrisches Symphonieorchester München, a Kammerphilharmonie Leipzig, a Vogtland Philharmonie, a Tagiev Youth Chamber Orchestra Brisbane (Austrália), a Junges Sinfonieorchester Berlin
e a Orquesta Jovem do Equador.

 

Stefan Kelber exerce, atualmente, também as funções de Diretor Musical da Kammerorchester Festival Schloss Britz (Berlin-Neukölln) e de Diretor Artistico da Orquestra Jovem da Cidade de Schwerin.

 

A Orquestra Jovem da Cidade de Schwerin, sob a direcao de Stefan R. Kelber, recebeu o 1. lugar no Premio de Orquestras Jovens da Alemanha.